
Sabe como surgiu a Barbearia?
A Barbearia hoje está voltando a ser como antigamente, um lugar para o homem socializar, relaxar, debater assuntos importantes ou só jogar papo fora.
A profissão de barbeiro surgiu na Grécia Antiga, época das grandes mitologias que até hoje fazem parte da história da humanidade. Conforme os contos da mitologia grega, a preocupação de figuras como Apolo (Deus das artes, da música), Ares (Deus da guerra) e Arquimedes, em relação a estética, fez com que fosse criado um espaço exclusivo e adequado para os cuidados com a beleza…um lugar onde pudesse fazer os Cortes de Cabelo e Barba. Naquela época haviam também os sábios e filósofos que usavam Cabelos Longos e Barbas Grandes, como símbolo de sabedoria e experiência, logo os adolescentes copiavam os penteados dos seus líderes e influenciadores, como por exemplo o Apolo. Por volta do século XVII e XVIII surgiram os primeiros barbeiros, homens com grandes habilidades manuais, que eram especialistas em extrações dentárias, sangrias, cirurgias.

Assim, como hoje em dia, o barbeiro era considerado um amigo e conselheiro, além de um profissional que solucionava os problemas de saúde, espírito e corpo. Antes de 1871, as pessoas resolviam todos os seus problemas de saúde recorrendo a farmacêuticos, curandeiros, barbeiros ou cirurgiões-barbeiros.
A arte de barbear tornou-se uma profissão de extrema importante na Grécia Antiga. Foi ali que foram criadas as primeiras barbearias da história. Lugares que rapidamente se tornaram um ponto de encontro para os homens da sociedade, pois lá podiam desfrutar de longas conversas sobre filosofia, política ou assuntos comunitários.
De acordo com contos antigos da cultura, acreditava-se na época que as barbas e bigodes eram símbolos de honraria e sabedoria, e quem às tocassem sem permissão era severamente punido, pois significava um atentado à honra e um desrespeito com os velhos sábios.
No século XIX que a barbearia tornou-se um lugar especializado nos cuidados da beleza e aparência, deixando de lado as sangrias e cirurgias.
Na época, os barbeiros se aperfeiçoaram cada vez mais nos Cortes de Cabelo e Cortes de Barba, utilizando ceras de abelha artesanais e loções que eram feitas por suas mulheres.
Em 1850 surgiu a Primeira Cadeira de Barbeiro, com lugar para os pés, reclinável e com suporte para cabeça a fim de facilitar o barbear. A cadeira foi patenteada apenas em 1870 na cidade de St. Louis, Estados Unidos.

Depois da metade do século XIX já haviam barbeiros por todas as cidades, inclusive nas menores. Em 1924 foi fundada a Associated Master Barbers Of America (AMBA), em Chicago. O primeiro clube somente de barbeiros. Na época era uma espécie de confraria, e só entravam no grupo os que eram convidados. Foi assim que muitos se ajudaram na época, dando dicas e conselhos da prática manual e trocando experiências do dia-a-dia de cada um.
Com a chegada dos novos tempos às barbearias trouxeram um espaço ideal para conversas sobre esportes, política etc. Durante século XX que as primeiras barbearias americanas estavam dando frutos, principalmente à comunidade local. Os barber shops, estabelecidos em bairros de classe baixa, se concentravam uma grande parte de afro-americanos, que geralmente eram ex-servos ou tinham antepassados que sofreram com a escravidão afro-americana. O barbear se tornou uma maneira interessante de ganhar algum dinheiro, e muitos se aprofundaram na arte de barbear, se especializando cada vez mais no oficio, pois foi uma das primeiras indústrias que permitiu que homens negros se tornassem empresários e donos do próprio negócio.
Os americanos de classe alta, ricos, empresários e políticos passaram a frequentar estes Barbershops para colocar suas conversas em dia, falarem sobre os negócios e até mesmo fecharem acordos, alguns optávamos por apenas se distraírem e relaxar dos dias estressantes.
As barbearias americanas foram ganhando seu espaço na cultura dos Estados Unidos. Pessoas influentes da época passaram a frequentar e cuidar da sua aparência com profissionais especializados. Há relatos até que a própria máfia americana de Nova Iorque só fechavam seus negócios depois de uma longa conversa em uma barbearia.


